O Saber dos Sabores
Vevé Bragança
Guia de Queijos | Ver todos

Queijo Parmigiano Reggiano

Originário de Modena, Parma, Reggio Emilia, zonas de Bolonha e Mântua, na região da Emilia Romagna, é um queijo duro, elaborado com leite cru de vacas de um único rebanho, que tem a forma de um tambor pesando de 24 a 40 Kg.

O controle de qualidade é tão grande, que as vacas que produzem o leite para a sua produção só podem alimentar-se de grama fresca, feno ou alfafa, dessa maneira, garante-se um queijo de excelente qualidade.

Apresenta uma casca muito dura, grossa, brilhante e tem uma cor que vai do amarelo ao alaranjado.

Tem um sabor forte, robusto, encorpado e rico, mas jamais demasiadamente forte. Pode ser guardado durante meses e meses na geladeira.

parmigiano

Utilizações:

Queijo de mesa, servido em lascas como entrada.

Ralado ou em lascas, entra em molhos, massas, risotos, sopas e saladas.

 

 

parmi

Harmonização com vinhos:

Os Parmigiani Reggiano tendem a harmonizar com os vinhos  vinhos tintos de corpo médio a encorpados que estagiaram em barris de carvalho, com bom suporte alcoólico e taninos expressivos, que apresentam aromas e sabores complexos, levemente picantes, frutados e lácteos, preferencialmente das cepas Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Tempranillo ou mesmo Vinhos de corte da Península Ibérica ou de Bordeaux, ou ainda clássicos italianos das cepas Sangiovese e Nebiolo, como os Chiantis Clássicos ou Barolos.

 

Fonte:

O LIVRO DO QUEIJO – Juliet Harbutt – Organizadora – Editora Globo – São Paulo, 2010.