O Saber dos Sabores
Vevé Bragança
Guia de Cervejas | Ver todos

Tipos de cervejas

Quanto à sua tipologia, as cervejas podem sem classificadas em apenas 3 tipos. Ale, Lambic e Lager. Conheça a seguir esses tipos de cervejas.

Ale

As Ales são cervejas de alta fermentação, a qual é realizada a temperaturas entre 15 e 24º C, consideradas altas para este processo. As leveduras agem de maneira intensa sobre o açúcar, gerando uma graduação alcoólica maior,  geralmente o dobro do que nas do tipo Larger.

A cervejas do tipo Ale possuem sabores complexos, com ênfase no lúpulo e no malte.

As Ales foram as únicas cervejas comerciais disponíveis até a primeira metade do século XIX, sendo o seu processo de fabricação considerado o mais antigo entre as cervejas modernas.

Entre os estilos de cerveja do tipo Ale encontram-se as:

Pale Ale

Amber

Brown

Red Ale

Altbier

Scotch Ale

Saison

Bière de garde

Strong Ale

Belgian Strong Ale

Belgian Speciality Ale

Kolsh

Weissbier ou Weizenbier

Stout

Porter

Lambic

É o mais antigo tipo de cerveja do mundo, devido ao seu tipo de fermentação, que é espontânea.

As cervejas do tipo Lambic são elaboradas com trigo e não são adicionadas leveduras, no seu lugar, são empregados apenas agentes biológicos, encontrados na natureza, que fermentam espontaneamente. Uma grande peculiaridade deste tipo de cerveja é que, os agentes biológicos naturais são oriundos de uma pequena área nos arredores de Bruxelas e produzem na bebida, aromas extremamente complexos que  vão do frutado ao vinhoso. Essas particularidades fazem com que os especialistas consideram a Lambic um do tipo distinto de cerveja, separando-a das Lager e das Ale. O seu  preço também é mais elevado, além de serem mais difíceis de se encontrar.

Entre os estilos de cerveja do tipo Lambic encontram-se as:

Lambic-Fruit

Straight ou Unblended

Gueuze

Faro

Lager

As Lagers são cervejas de baixa fermentação ou fermentação realizada a frio, entre de 6 a 12º C, em que as leveduras agem de maneira tênue sobre o açúcar, gerando uma graduação alcoólica entre 4 e 5 GL, geralmente.

São oriundas da Europa Central, tendo sido criadas na segunda metade do século XIX, na região da Boêmia, na República Tcheca, especificamente na cidade de Pilsen e por isso é comumente chamada de Pilsen ou Pils, quando o mais adequado seria chamá-la de Pilsener.

As cervejas do tipo Lager são as mais consumidas no mundo. No Brasil, mais de 99% das vendas de cerveja, aproximadamente, são desse  tipo.

Entre os estilos de cerveja do tipo Lager encontram-se as:

Pale Lager

Dark Lager

Vienna

Bock

Marzen

Keller

Zwickel

Malt Liquor