O Saber dos Sabores
Vevé Bragança
Curso de vinhos | Ver todos

Vinhos fortificados – Parte 2

VINHO DO PORTO

É o vinho fortificado, cujo vinho base é produzido na região demarcada do Rio Douro em Portugal com cepas autóctones e, fortificado e Selo-de-Garantiaengarrafado nas cidades do Porto e Vila Nova de Gaia.

A produção dos Vinhos do Porto é normatizada pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

Quando engarrafados recebem um selo de autenticidade e, cada garrafa é numerada.

Os Vinhos do Porto tanto podem ser brancos, quanto tintos.

 

Quanto à doçura, Vinhos do Porto se classificam em:

Muito doce – Concentração de açúcar maior que 130 g por litro de vinho.

Doce – Concentração de açúcar entre 90 g e 130 g por litro de vinho.

Meio-seco – Concentração de açúcar entre 65 g e 90 g por litro de vinho.

Seco – Concentração de açúcar entre 40 g e 65 g por litro de vinho.

Extra seco – Concentração de açúcar menor que 40 g por litro de vinho.

 

O teor de açúcar no Vinho do Porto é proveniente da frutose das uvas, sendo uma opção do enólogo durante a elaboração dos vinhos base, condicionada ao momento da interrupção da fermentação.

 

Vinho do Porto Branco

De acordo com a maneira como é elaborado, o seu envelhecimento e o seu teor de açúcar, o Vinho do Porto Branco pode apresentar-se em diversos estilos. Geralmente, são leves e secos, apresentando aromas florais e complexos, com teor alcoólico mínimo de 16,5%, integrando o grupo de Vinhos do Porto de menor teor alcoólico.

 

Vinho do Porto Branco Reserva

Vinho de boa qualidade, elaborado por corte. Estagia em madeira pelo menos sete anos, antes de ser engarrafado. Apresenta tonalidades douradas, boa complexidade de aromas, onde é notório o envelhecimento em madeira e, possui sabor persistente.

 

Estilos de Vinho do Porto Tinto

 

Estilo Ruby

Estilo no qual, o enólogo busca manter a evolução da cor tinta original do vinho base, geralmente púrpura, e o aroma frutado, característico de vinhos mais jovens. Podem passar por envelhecimento, mas, não muito longo em barris de carvalho e, um maior tempo de guarda em garrafa, a depender da sua categoria.

 

As categorias de Vinho do Porto de Estilo Ruby, por ordem crescente de qualidade são:

 

Ruby

São vinhos mais comerciais, com maior presença no mercado.

 

Ruby Reserva

São vinhos que passam por algum envelhecimento em barris de carvalho. Todavia, por um tempo não muito prolongado.

 

Late Bottled Vintage (LBV)

Vinho tinto de qualidade elevada proveniente de uma só colheita. Encorpados, macios e de aroma mais ou menos frutado. É engarrafado entre o quarto e o sexto ano após a colheita.

São menos adstringentes e menos encorpados que os Vintage do mesmo ano.

 

Vintage

Vinho de grande qualidade, encorpado, de cor intensa, proveniente de uma só colheita. É, obrigatoriamente, engarrafado entre o segundo e o terceiro ano após a colheita.

Tanto os Vintages, quanto os LBVs, podem ser guardados, pois envelhecem bem em garrafa.

 

Estilo Tawny

Estilo no qual, apresenta evolução de cor, variando entre tinto com reflexos amarelados, que podem ser intensos ou claros. Os aromas remetem a frutas secos e a madeira. Quanto mais velho, estas características se acentuam.

Os Tawnies são elaborados por meio de corte de vinhos de grau de maturação variável, conduzida através do envelhecimento em barris de carvalho.

Quando são engarrafados estão prontos para ser consumidos, uma vez que, não há alteração das propriedades organolépticas com a guarda em garrafa.

 

As categorias de Vinho do Porto de Estilo Tawny são:

 

Tawny

São vinhos mais comerciais, com maior presença no mercado.

 

Tawny Reserva

Vinho de boa qualidade, obtido por corte de vinhos de grau de maturação variável, que passa por breve envelhecimento em barris de carvalho.

 

Tawny com indicação de idade

Vinho de qualidade elevada, obtido por corte de vinhos de colheitas de diversos anos.

Estagia em barris de carvalho por períodos variáveis, nos quais a idade mencionada no rótulo, corresponde à média aproximada das idades dos diferentes vinhos que o compõem.

São vinhos macios e harmoniosos, com um aroma bastante persistente.

 

Data da Colheita (safrado)

Vinho de elevada qualidade e proveniente de uma só colheita. Estagia em madeira durante períodos de tempo variáveis, nunca inferiores a 7 anos, podendo ser engarrafado seguidamente.

Durante o envelhecimento, tornam-se macios e harmônicos, com bouquet de aromas complexo. Os aromas frutados e frescos evoluem, dando lugar a aromas de frutas secas, com notas de torrefação, madeira e especiarias.