fbpx
O Saber dos Sabores
Vevé Bragança
Curso de vinhos | Ver todos

Indicações de qualidade dos Vinhos Franceses

Vin de Table

São vinhos de mesa, elaborados com cepas da espécie Viti-Vinífera, cuja produção pode ser realizada em qualquer região do país, de menor qualidade e não podem conter no rótulo o nome de nenhuma região, sub-região ou vinhedo específico, apenas a expressão Vin de France.

 

Vin de Pays

Vinhos da Terra ou da Região

São vinhos de qualidade superior aos Vin de Table, mas, também não são vinhos de excelente qualidade. São elaborados com cepas da espécie Viti-Vinífera e seguem regras quanto à sua produção.

 

Appellation d’Origine Vin Délimité de Qualité Supérieure  (A.O.V.D.Q.S.)

Vinhos de Origem Determinada de Qualidade Superior

Provêm de regiões vinícolas delimitadas, elaborados com cepas da espécie Viti-Vinífera e seguem regras quanto às regiões em que são produzidos e as uvas com as quais são fabricados. Todavia, são de menor prestígio do que as AOC , ocupando segundo grau na hierarquia de qualidade, representando uma parcela ínfima dos vinhos produzidos na França.

 

Appellation d’Origine Contrôlée (A.O.C.)

Vinhos de Origem Controlada

São os vinhos de melhor qualidade, provenientes de regiões delimitadas, denominadas AOC, dentro das quais existem sub-regiões também AOC, cada uma com sua classificação hierárquica para seus vinhos.

É a categoria de mais alto nível de qualidade e identifica o vinho produzido com cepas da espécie Viti-Vinífera, em região delimitada, sujeito a regras restritas quanto à procedência e variedades de uvas empregadas, o método de vinificação, o teor alcoólico e o tempo de envelhecimento.

Essa categoria equivale à D.O.C. portuguesa, à D.O.C.G. italiana e à D.O. espanhola.

Existem cerca de 400 AOC na França.