fbpx
O Saber dos Sabores
Vevé Bragança
Curso de vinhos | Ver todos

Indicações de qualidade dos Vinhos Portugueses

Vinhos de  Mesa

São vinhos elaborados com cepas da espécie Viti-Vinífera, cuja produção pode ser realizada em qualquer região do país, sem regras específicas de cultivo de cepas e métodos de vinificação.

 

Vinhos Regionais

São vinhos elaborados com cepas da espécie Viti-Vinífera, de qualidade superior aos Vinhos de Mesa. São produzidos, geralmente, com, no mínimo 85% de uvas provenientes da região especificada no rótulo.

Existem muitos Vinhos Regionais de qualidade igual ou superior à dos vinhos D.O.C., havendo alguns bons produtores que, por não concordarem com as regras impostas pelas comissões reguladora, continuam rotulando os seus vinhos como regionais.

 

Vinhos de Denominação de Origem Controlada (D.O.C.)

Teoricamente, essa é a categoria de mais alto nível de qualidade e identifica o vinho produzido com cepas da espécie Viti-Vinífera, em região delimitada, sujeito a regras restritas quanto à procedência e variedades de uvas empregadas, o método de vinificação, o teor alcoólico e o tempo de envelhecimento.

Essa categoria equivale à A.O.C. francesa, à D.O.C.G. italiana e à D.O. espanhola.

 

Vinhos de Qualidade Produzido em Região Determinada(V.Q.P.R.D.)

Essa categoria foi criada para atender ao Mercado Comum Europeu englobando as I.P.R. (Indicação de Proveniência Regulamentada) e as D.O.C.. Também foram criadas denominações para os vinhos espumantes e licorosos: V.E.Q.P.R.D. (Vinho Espumante de Qualidade Produzido em Região Determinada) e V.L.Q.P.R.D. (Vinho Licoroso de Qualidade Produzido em Região Determinada).

 

Além das indicações de qualidade referentes a denominação de origem, os vinhos portugueses também possuem  indicações de qualidade de acordo com o seu tempo de maturação.

 

Vinhos Reserva

Este vinhos devem ter uma graduação alcoólica meio grau acima do não Reserva da mesma vinícola e envelhecer, no mínimo, por 3 anos, além de possuírem origem determinada e safra grafadas em seus rótulos.

 

Garrafeira

O nome Garrafeira significa adega em Portugal. Estes vinhos podem ou não ser de denominação de origem, contudo, devem obrigatoriamente, maturar por 3 anos. Sendo 2 anos em barris de carvalho e 1 ano em garrafa.