fbpx
O Saber dos Sabores
Vevé Bragança
Curso de vinhos | Ver todos

Glossário do Mundo dos Vinhos

No mundo do vinho existem algumas palavras, pouco comuns ao vocabulário popular, que são empregadas para especificar profissões e atividades relacionadas a esta bebida milenar. A seguir estão descritos alguns vocábulos bastante peculiares, a fim de que possamos entender melhor o mundo do vinho.

AMPELOGRAFIA

Estudo do cultivo da videira.

* Ver VIDEIRA

 

BACO

Deidade do VINHO na Mitologia Romana, filho do deus Júpiter no panteão romano, com a princesa mortal Sêmele.

Algumas expressões estão relacionadas a BACO, as quais são empregadas para fazer referência não apenas à bebida, mas, à alegria, à amizade e ao prazer de viver.

Exemplos: “saudações báquias”, “amigos báquios”.

Outro termo que deriva da palavra BACO, é BACANAL, o qual tornou-se sinônimo de orgia sexual.

BACANAL ou BACANAIS eram os rituais de louvor à deidade BACO realizadas pelas BACANTES. Como estes rituais eram sempre regados a VINHO, que é uma bebida alcoólica, e como toda bebida alcoólica é uma droga lícita que causa descontração e desinibição nos seres humanos, as travas sociais e os pudores eram postas de lado e inevitavelmente os excessos ocorriam durante os rituais, inclusive em relação ao sexo.

Na verdade os BACANAIS eram cerimônias de louvor à fertilidade e à capacidade do ser humano, mais especificamente a mulher, de conceber vida.

Inicialmente, o acesso de homens ao templo de BACO era proibido, posteriormente com a entrada permitida, inebriados pelo o vinho servido nas cerimônias, que na época era bastante rústico, é que deram-se início às orgias.

As BACANTES eram as sacerdotisas e guardiãs do templo de BACO, responsáveis pela organização dos rituais de louvor à sua deidade.

* Ver DIONISO

 

DESCANÇÃO

O mesmo que Escanção.

* Ver ESCANÇÃO

* Ver SOMMELIER

 

DIONISO

Deidade do VINHO na Mitologia Grega, filho do deus supremo e pai de todos os deuses do Olimpo, no panteão grego, Zeus com a princesa mortal Sêmele.

Por ter ocasionado a morte de Sêmele, Zeus deu a Dioniso, quando criança, as sementes do fruto que daria origem ao néctar que abrandaria o sofrimento da humanidade na Terra.

Assim como, algumas expressões estão relacionadas a BACO para fazer referência ao vinho e à alegria, à amizade e ao prazer de viver, o mesmo ocorre com DIONISO.

Exemplo: “atividades dionisíacas”, pode significar atividades prazerosas, alegres, empolgantes e até luxuriantes, dependendo do contexto em que fora empregada.

* Ver BACO

 

ENOGASTRONOMIA

Palavra composta, formada pela palavra oriunda do Grego ENO que significa vinho e a palavra GASTRONOMIA, que também é uma palavra composta, formada pela união das palavras que provêm do idioma do Grego.

GASTER => ESTÔMAGO

NOMO => LEI

O sufixo IA tem função de substantivar a palavra.

A palavra GASTRONOMIA, era entendida pelo gregos antigos como sendo o estudo ou observância às leis do estômago.

Atualmente, GASTRONOMIA, no que diz respeito ao preparo de pratos e receitas, pode ser entendida como o conjunto técnicas de manipulação específica dos alimentos, com o objetivo de tornar as preparações, tanto mais palatáveis, quanto digeríveis, proporcionando ao conviva prazer e salubridade.

Dessa forma, podemos tentar entender ENOGASTRONOMIA, como o conjunto de técnicas, que baseiam-se nas propriedades organolépticas e características intrínsecas dos alimentos e dos vinhos, as quais têm objetivo de compatibilizar e harmonizar sabores e texturas, proporcionando ao conviva o máximo de prazer, no que diz respeito à percepção gustativa da bebida e da comida.

 

ENÓFILO

Palavra moderna, composta por duas palavras oriundas do Grego.

ENO => VINHO

FILO = AMOR

O enófilo pode ser entendido como sendo o amante dos vinhos, o consumidor fiel da bebida. Todavia, a denominação também atende a estudioso leigo dos vinhos.

Os enófilos são atores do mundo dos vinho, que trazem grande contribuição tanto à conservação da tradição, quanto à evolução da bebida, uma vez que, como consumidores contumazes, ajudam a definir as tendências do mercado e por conseguinte os produtos das vinícolas.

 

ENOLOGIA

Palavra formada pela união das palavras oriundas do Grego.

ENO => VINHO

LOGO => SABER ou CIÊNCIA

O sufixo IA tem função de substantivar a palavra.

A ENOLOGIA, desde o século XX, pode ser entendida como sendo a atividade técnica e científica de fazer vinhos.

Atualmente, a ENOLOGIA é estudada tanto em âmbito técnico, quanto acadêmico.

 

ENÓLOGO

Palavra composta, formada pela união das palavras oriundas do Grego.

ENO => VINHO

LOGO => SABER ou CIÊNCIA

Denominação para cientista do vinho, atribuída ao profissional, formado em Enologia, especializado em fazer vinhos, capacitado a determinar o estilo dos vinhos que a vinícola deseja produzir. O enólogo trabalha dentro das vinhas e das vinícolas e participa tanto do processo de fabricação do vinho, quanto da avaliação do solo das vinhas, seleção e cultivo das uvas.

* Ver ENOLOGIA

* Ver VINÍCOLA

* Ver VINHA

 

ESCANÇÃO

Palavra do idioma Português, tem como sinônimo a palavra Descanção e é empregada em Portugal o profissional especializado em vinhos tal qual o Sommelier.

Pouco conhecidas e empregadas no Português corrente no Brasil, ao contrário de Portugal, ambas possuem origem no latim medieval, scantìo, empregada para fazer referência ao oficial de uma casa real ou senhorial, cuja função era servir bebidas à mesa do príncipe e sua corte.

Historicamente, o termo Escanção parece possuir uma acepção mais tradicional do que o galicismo Sommelier.

* Ver SOMMELIER

 

LÍBER

Nome latino de Baco ou Dioniso.

* Ver BACO

* Ver DIONISO

 

SOMMELIER

Palavra de origem francesa, é mais conhecida e utilizada no Brasil, para denominar o profissional especializado em bebidas alcoólicas e vinhos, capacitado a comprar, conservar, servir e sugerir a bebida, propondo a sua harmonização com a refeição. Ambos, geralmente, trabalham em estabelecimentos de comércio e serviço de vinhos, como restaurantes, onde orientam os clientes na melhor escolha do vinho para a refeição. E também em wine houses (lojas especializadas em vinhos), onde a auxiliam os clientes no esclarecimento de dúvidas, a fim de que possam realizar a melhor compra possível. Contudo, ainda podem trabalhar em vinícolas, fazendo a interface entre os vinhos produzidos e o consumidor final.

Em 1316, o termo Sommelier fazia alusão ao condutor de bestas de carga, encarregado pelo transporte e guarda de bagagens nas viagens da corte. Em 1671, começou a ser utilizado para denominar o encarregado da roupa de mesa, da baixela, da alimentação e dos vinhos nas grandes casas ou em uma comunidade. Apenas em 1812, o termo foi aplicado como referência ao encarregado da adega dos vinhos em estabelecimentos de comércio e serviço de alimentos.

Atualmente, no Brasil, Sommelier é uma profissão reconhecida formalmente, tendo sido oficializada, através da lei nº 12.467, de 26 de agosto de 2011, cujas competências estão descritas na norma técnica NBR 15028 de 2004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

* Ver ESCANÇÃO

 

VIDEIRA

Planta arbustiva trepadeira, com ramos longos e flexíveis chamados sarmentos e que produz o fruto que conhecemos como uva.

 

VINHA

Terreno plantado de videiras.

 

VINHO

Bebida alcoólica resultante da fermentação do mosto extraído de frutas.

Por razões comerciais, de tradição e pela legislação brasileira, assumimos que vinho é a bebida obtida através da fermentação do mosto de uvas.

Quem legisla sobre o vinho no Brasil é o Ministério da Agricultura.

 

VINHATEIRO

Fabricante leigo de vinhos que possui conhecimento prático obtido por meio de empirismo.

 

VINÍCOLA

Atividade econômica relativa ao fabrico de vinhos.

Planta industrial onde ocorre a elaboração de vinhos.

Propriedade que comporta o terreno plantado de videiras e a planta industrial onde ocorre a elaboração de vinhos.

 

VINICULTOR

Fabricante de vinhos.

Proprietário de vinícola.

 

VINICULTURA

Fabrico do vinho.

Conjunto de técnicas e operações de elaboração e tratamento do vinho.

 

VITICULTOR

Cultivador de vinhas.

Proprietário de vinhas.

 

VITICULTURA

Cultura das vinhas.

Conjunto de técnicas de cultivo de vinhas.

 

VITI-VINICULTURA

Cultura das vinhas com o propósito de produzir vinhos.

Conjunto de técnicas para o cultivo de vinhas compostas por videiras viníferas e elaboração e tratamento de vinhos.

 

VITI-VINICULTOR

Cultivador de vinhas e fabricante de vinhos.

Proprietário de vinícola que comporta o terreno plantado de videiras e a planta industrial onde ocorre a elaboração de vinhos.