fbpx
O Saber dos Sabores
Vevé Bragança
Curso de vinhos | Ver todos

A classificação dos vinhos finos de mesa

Os vinhos finos de mesa são classificados de acordo com os seguintes parâmetros:

a) COR

b) TEOR DE AÇÚCAR

c) ELABORAÇÃO

De acordo com a sua cor, os vinhos finos de mesa podem ser:

BRANCOS

ROSADOS

TINTOS

De acordo com seu teor de açúcar, os vinhos finos de mesa podem ser:

SECOS – Vinho com teor de açúcar menor do que 5 gramas por litro de vinho.

DEMI-SEC, SEMI-SECOS OU MEIO SECOS – Vinho com teor de açúcar entre 5 e 20 gramas por litro de vinho.

DOCES – Vinho com teor de açúcar maior do que 20 gramas por litro de vinho.

Quem controla a o teor de açúcar nos vinhos é o enólogo, através do controle da fermentação. Este açúcar é totalmente natural, proveniente da frutose das uvas.

De acordo com a maneira como são elaborados, os vinhos finos de mesa podem ser:

MONOVARIETAIS – Vinhos elaborados com um único tipo de uva ou cepa, cujo nome está estampado no rótulo da bebida. Estes vinhos possuem sabor mais absoluto da cepa e propriedades organolépticas mais nítidas.

VARIETAIS – Vinhos elaborados com um determinado tipo de uva, a qual encontra-se em maior quantidade na composição da bebida e tem o seu nome estampado no rótulo. Uma ou mais cepas compõem em menor quantidade a bebida.

O propósito de se elaborar vinhos dessa maneira é fornecer equilíbrio à bebida, fazendo prevalecer as propriedades organolépticas da cepa principal e possibilitando ao produtor aumentar a capacidade de engarrafamento.

As porcentagens das cepas empregadas na elaboração dos vinhos varietais, são prerrogativas do enólogo de cada vinícola, observando o que é determinado pelas  entidades reguladoras de qualidade das próprias regiões produtoras.

ASSEMBLAGE OU DE CORTE – São vinhos elaborados com dois ou mais vinhos de diferentes cepas, em quantidades variáveis, de acordo a vontade do enólogo. Nos quais, são privilegiados sabores mais complexos e equilíbrio.

Estes vinhos, não necessariamente, possuem qualidade superior ou inferior aos Vinhos Monovarietais e/ou Varietais, eles apenas são diferentes.

Os vinhos de corte de qualidade superior possuem nome próprio no rótulo.

Os vinhos de corte de qualidade inferior, geralmente, trazem a palavra seleção ou assemblage no rótulo.