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O Saber dos Sabores
Vevé Bragança
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Vinho

Uma bebida com grande potencial para cativar clientes e aumentar os ganhos dos restaurantes

Muitos proprietários de bares e restaurantes alegam que o vinho é uma bebida difícil de se trabalhar e que vende muito pouco em relação às outras. Dessa forma, valem-se desta prerrogativa a fim de justificar os altos preços praticados na venda dos vinhos.

Não é incomum irmos a um restaurante e notarmos que os preços dos vinhos expostos nas cartas são, um tanto quanto, altos. Aqueles consumidores que têm por hábito beber vinho conseguem a perceber que a maioria desses estabelecimentos chega a praticar de 100 até 150% acima dos preços dos distribuidores.

Analisemos o fato sob duas óticas distintas, a do consumidor conhecedor de vinhos e a do consumidor que não conhece vinhos.

O Consumidor conhecedor de Vinhos dificilmente pagará 100% de over price em uma garrafa de vinho, pois está acostumado a participar de degustações, palestras e apresentações de produtos que estão no mercado, logo conhecem os preços praticados pelos distribuidores, importadores e representantes. Portanto, pelo mesmo valor de uma garrafa de vinho de um restaurante, ele poderá beber em casa um vinho de melhor qualidade ou duas garrafas do mesmo produto vendido no restaurante.

Por sua vez, o consumidor que não conhece vinhos ficará retraído em pagar um valor alto em uma garrafa de vinho, pois corre o risco de onerar a sua conta com um produto que ele pode não gostar, uma vez que a sua falta de experiência coloca-o em desvantagem no que diz respeito à possibilidade de fazer uma escolha infeliz.

Ora, alguns empresários ainda não se deram conta, que majorar o preço dos vinhos para tentar compensar o capital empatado no estoque é jogar contra o próprio negócio. O Vinho é um produto com grande potencial para aumentar o faturamento de estabelecimentos de comércio e serviços de alimentos e bebidas. Desde que trabalhado corretamente.

Os restaurantes que trabalham o vinho de maneira adequada cativam o cliente, fazendo-o retornar e tornando-o um elemento multiplicador, indicando a casa a parentes e amigos. Logo o estabelecimento terá grande potencial de tornar-se um ponto de encontro ou mesmo um reduto dos amantes dos vinhos, como também despertará a curiosidade daqueles clientes que não têm o hábito de tomar vinho, mas que pela oportunidade gostariam de conhecer mais sobre a bebida.

Embora muitas pessoas digam o clima tropical predominante no Bahia não seja propício ao consumo de vinhos, existem no mundo dos vinhos, alguns tipos que harmonizam perfeitamente com as nossas temperaturas tropicais inclusive fabricados no próprio país e de grande qualidade.

10 EXCELENTES RAZÕES PARA SE TRABALHAR COM VINHO

1. O vinho é uma bebida internacionalmente conhecida, a mais consumida no mundo e que possui características culturais, portanto é um produto imprescindível para o setor de Alimentos e Bebidas de uma localidade Turística como nosso país.

2. O vinho é uma bebida salutar, reconhecida cientificamente por toda a comunidade médica. Logo, beber vinho tornou-se uma boa prática relacionada à saúde.

3. Hoje há uma tendência para o consumo de alimentos e bebidas naturais como uma forma de implementar a qualidade de vida. O vinho é uma bebida 100% natural, livre de substâncias químicas artificiais e de baixo teor alcoólico.

4. O vinho é a única bebida capaz de harmonizar perfeitamente com os alimentos.

5. O vinho abre o apetite. Ninguém bebe vinho sem consumir algum alimento.

6. A grande maioria dos consumidores que bebe vinho, o faz geralmente acompanhados por uma ou mais pessoas, aumentando também possibilidade de que mais alimentos sejam consumidos.

7. O consumo de vinho aumenta o tempo de permanência do cliente no estabelecimento, aumentando também a possibilidade dele consumir mais.

8. O vinho é consumido em sua maioria por pessoas acima dos 30 anos de idade que possuem condição financeira favorável, portanto dispostos a pagar por bons produtos e serviços.

9. O Brasil é hoje um dos maiores produtores de vinho espumante do mundo, um tipo de vinho perfeito para ser consumido no nosso clima tropical.

10. A grande maioria dos turistas estrangeiros que têm por hábito consumir vinho, principalmente europeus ibéricos e mediterrâneos, quando vêm ao Brasil têm a curiosidade de conhecer o produto nacional e anseiam por consumi-lo.

Mas o que é trabalhar o Vinho de maneira adequada?

1. Conhecer o produto Vinho.

2. Possuir mão-de-obra capacitada a servir e orientar os clientes na escolha do tipo do Vinho que deseja consumir.

3. Possuir ferramental adequado.

4. Estreitar relações com os fornecedores.

5. Praticar preços módicos, afinal produto parado no estoque é capital empatado.

O vinho tornou-se uma tendência real na gastronomia brasileira, tanto que alguns restaurantes permitem até que os seus clientes levem o seu próprio vinho, cobrando apenas uma taxa de serviço.

Afinal, todo consumidor deseja gastar o seu dinheiro de maneira justa e prazerosa, cabe ao empreendedor saber conquistá-lo.