O Saber dos Sabores
Vevé Bragança
Artigos sobre culinária | Ver todos

Dicas /

Bacalhau

Não compre gato por lebre!

Veja as fotos e leia as legendas.

Clique nas fotos para ampliar.

BC1

Algumas redes de supermercado em Salvador estão comercializando este filé de bacalhau, como sendo Bacalhau do Porto congelado.
Ao verificar a etiqueta do fornecedor, um consumidor mais esclarecido, verá que se trata de um outro tipo de bacalhau, que não o que está descrito na etiqueta do supermercado.

BC2

A etiqueta do fornecedor informa, FILÉ DE BACALHAU CONGELADO – Gadus Macrocephalus, enquanto a etiqueta do supermercado que descreve o peso, o preço e o produto, informa, FILE BAC PORTO CONG, que podemos entender como, filé de Bacalhau do Porto congelado, cujo nome científico é Gadus Morhua. Ou seja, para um mesmo produto há denominações de peixes de espécies diferentes.

macrocephalus

O Gadus Macrocephalus é uma espécie do Oceano Pacífico, logo é conhecido como Bacalhau do Pacífico.

morhua

O Gadus Morhua, popularmente conhecido como Bacalhau do Porto, é assim chamado porque, o processo de salga e cura desse peixe, era feito tradicionalmente, na cidade portuária do Porto, ao norte de Portugal.
O Gadus Morhua é uma espécie que vive no Oceano Atlântico, mais especificamente do Atlântico Norte.

B1

Os filés do Bacalhau do Porto, ou Gadus Morhua são altos e sua carne é rica em óleo.

BC3

A carne do Gadus Macrocephalus, ou Bacalhau do Pacífico possui grande atividade de água e baixo teor de gordura, além dos filés serem finos. Por essa razão, o seu emprego, mais adequado, na culinária é na preparação de refogados.
Uma boa utilização da carne do Bacalhau do Pacífico é na elaboração das frigideiras baianas.